Manet e O Corvo

Pouco mais de uma década após pintar os célebres Déjeuner sur l’herbe e Olympia (e, diga-se de passagem, chocar a sociedade da época), o francês Édouard Manet resolveu se aventurar na literatura.

Amigo do poeta Stéphane Mallermé, foi convidado por ele para fazerem juntos a versão francesa de O Corvo, de Edgar Allan Poe. Mallarmé se encarregou da tradução, e Manet dos belos desenhos que ilustraram a edição de 1875.

manet_poster

Capa de O Corvo, em francês

Com pinceladas espontâneas e de personalidade, Manet interpretou algumas das passagens do texto. A imagem abaixo, por exemplo, ilustra o seguinte trecho:

(Inglês) “Open here I flung the shutter, when, with many a flirt and flutter,
In there stepped a stately raven of the saintly days of yore…”

(Francês) “Au large je poussai le volet; quand, avec maints enjouement et agitation d’ailes, entra un majestueux Corbeau des saints jours de jadis.”

manet02

“Le Courbeau” foi um livro elegantemente produzido, impresso em dois papéis diferentes, com direito a capa ilustrada e outros detalhes. No entanto, apesar de todo o capricho, não foi um sucesso comercial. Não encontrei motivos para o fracasso – apenas algumas especulações que possivelmente envolveriam os desenhos de Manet ou a então pouca notoriedade de Mallarmé.

De qualquer forma, o livro é uma verdadeira obra de arte e pode ser encontrado em algumas bibliotecas, como a New York Public Library, que disponibiliza as imagens de Manet para visualização na internet.

Mas se bateu uma vontade de relembrar o poema, fica aqui a dica de link, para lê-lo em francês e inglês, junto às imagens de Manet: http://www.gutenberg.org/files/14082/14082-h/14082-h.htm

f2

manet03

manet01

manet04

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s