Salvador ganha nova galeria de arte

[POR PAULA SIMÕES, Autora Convidada]

Coral, de Vinícius S.A em exposição na Galeria Roberto Alban

Coral, de Vinícius S.A em exposição na Galeria Roberto Alban

Não foi surpresa para os soteropolitanos, amantes das artes plásticas, o enorme sucesso que teve a inauguração da nova galeria de arte contemporânea de Roberto Alban.  Faltava um espaço assim na cidade.

Roberto começou sua coleção aos 18 anos, quando em um leilão comprou o primeiro quadro e desde então não parou mais. No final da década de 1980, junto com a mulher Cristina, abriu a primeira galeria no bairro da Graça. Depois, em 2000 transferiu todo o acervo para a Av. do Contorno, ao lado do badalado restaurante Trapiche Adelaide; ambos os espaços foram posteriormente demolidos, para dar lugar a apartamentos de luxo debruçados nas águas da baía de Todos os Santos.

Agora, na nova sede, em Ondina, em 1500 m² espalhados por três pavimentos e com um terraço ao ar livre para exposição de esculturas de grande porte, o casal aposta na divulgação da arte contemporânea. Em entrevista recente ao maior jornal da cidade o marchand afirmou: O intuito é ser a primeira galeria a se dedicar totalmente à arte contemporânea em Salvador e realmente trazer esta cultura para a Bahia.

Até o primeiro dia de junho estarão expostas obras de nove artistas nacionais: a catarinense Gabriela Machado, o cearense Luiz Hermano, o paulista Paulo Whitaker, os cariocas Alexandre Mury, Elizabeth Jobim, Maria Lynch, Raul Mourão e os baianos Vinicius S.A. e Williams Martins.

De todos, o meu artista favorito é Vinicius S.A., por cujo trabalho me apaixonei, quando há alguns anos atrás entrei na instalação Lágrimas de São Pedro *, formada por gordas gotas de “chuva” que não chegavam a tocar o solo. Percebi essas lágrimas como uma denúncia à catástrofe da seca do nordeste. Nunca tinha visto um protesto feito de forma tão delicada e onírica.

Exposição “Lágrimas de São Pedro”, de Vinícius S.A. Foto: Erivan Morais

Roberto Alban Galeria de Arte – Rua Senta Pua nº 01, Ondina / Salvador /BA (71) 3243-3982

Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h / sábado, das 10h às 13h

Exposição Aproximações Contemporâneas

Data: 19/4 a 01/06 – Entrada Gratuita

www.robertoalbangaleria.com.br

*Apesar desta instalação não ser o assunto principal do post, aproveito para informar que ela pode ser vista no Caixa Cultural do Rio de Janeiro até o dia 05 de maio.

Quer ler mais coisas da Paula? Ela escreve no Fagulha de Ideias.

Anúncios

Uma resposta para “Salvador ganha nova galeria de arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s